ROMEU ZEMA DEFENDE IMPEACHMENT DE MINISTROS DO STF EM ENTREVISTA À JOVEM PAN
Presidenciável do Novo declara ser “totalmente favorável” ao afastamento de membros do Supremo Tribunal Federal. Declaração ganha repercussão em meio a críticas crescentes ao ativismo judicial.
O governador de Minas Gerais e presidenciável Romeu Zema (Novo) afirmou ser totalmente favorável ao impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi dada durante entrevista à Jovem Pan FM e rapidamente repercutiu nas redes sociais.
Zema criticou o que considera excessos e ativismo político por parte de alguns ministros da Corte, defendendo que o Congresso exerça seu papel constitucional de freio e contrapeso ao Judiciário.
POSICIONAMENTO DO GOVERNADOR
“Sou totalmente favorável ao impeachment de ministros do STF”, disse Zema de forma direta. O presidenciável argumentou que o Supremo extrapolou suas competências em diversas decisões, interferindo em competências do Legislativo e do Executivo, e que o instrumento do impeachment é legítimo para restaurar o equilíbrio entre os Poderes.
CONTEXTO POLÍTICO
A declaração ocorre em momento de forte tensão entre o Congresso e o STF. Parlamentares de direita e centro têm cobrado limites ao que chamam de “judicialização da política” e decisões unilaterais de ministros como Alexandre de Moraes. Zema, que se posiciona como nome de centro-direita com viés liberal, consolida sua imagem de crítico ao establishment judiciário.
REAÇÃO ESPERADA
A posição de Zema deve agradar a base bolsonarista e conservadora, que há anos defende maior controle sobre o STF. No entanto, deve gerar ataques da esquerda, que costuma classificar qualquer crítica ao Supremo como “ataque à democracia”.

