O presidente Donald Trump recebeu na Casa Branca o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, em encontro cordial realizado semanas antes da cúpula da aliança na Turquia. O diálogo abordou segurança internacional, gastos em defesa e tensões no Oriente Médio. Ao mesmo tempo, o secretário de Estado Marco Rubio intensifica agenda na região.

TRUMP COBRA EUROPEUS E DISCUTE IRÃ COM RUTTE

Trump criticou novamente a maioria dos membros da OTAN por não investirem o suficiente em defesa militar nos últimos anos e por não terem entrado “de vez” na confrontação com o Irã. Rutte apresentou dados visuais para demonstrar aumento nos gastos europeus e compromissos futuros. O encontro preparou o terreno para a cúpula de julho em Ancara.

MARCO RUBIO GARANTE APOIO A ALIADOS ÁRABES

Enquanto isso, Marco Rubio, secretário de Estado e chefe do Conselho de Segurança Nacional, cumpre agenda no Oriente Médio — primeira viagem de alto nível após o memorando assinado entre EUA e Irã. Sua missão principal é tranquilizar líderes de Egito, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita de que Washington não abandonará sua segurança. Rubio repassa detalhes do acordo de 60 dias de validade.

PAÍSES ÁRABES CONSIDERAM ALIANÇA MILITAR PRÓPRIA

A instabilidade regional também impulsiona discussões sobre criação de uma aliança militar árabe semelhante à OTAN, em coordenação mais unida para questões de defesa.

ANÁLISE CONSERVADORA: REALISMO AMERICANO EM AÇÃO

A abordagem de Trump e Rubio reflete pragmatismo conservador: pressão por reciprocidade dos aliados europeus e manutenção de influência no Oriente Médio, priorizando interesses americanos e segurança contra ameaças como o Irã. Contrasta com políticas anteriores mais ideológicas e conciliadoras.